4 Dicas Importantes para fazer a Gestão Financeira da sua Empresa Compartilhar

Cuidar do dinheiro do seu negócio requer atenção redobrada aos detalhes. Aqui estão algumas dicas que você precisa saber para fazer a gestão financeira da sua empresa.

Cuidar de um negócio não é uma tarefa fácil. Organizar estoque, atender clientes, lidar com burocracias, fazer gestão financeira da empresa… É tanta coisa acontecendo que as vezes não damos a devida atenção  – principalmente se você trabalhar sozinho ou com pouca ajuda.

Muitas questões podem ser resolvidas com tempo (como descobrir a melhor forma de arrumar seus produtos ou atender a clientela). Outras coisas precisam de ajuda especializada (por exemplo, seu contador no caso de burocracias). Mas, quando se trata do dinheiro da empresa, muitos gestores acabam fazendo a administração do jeito que melhor conseguem, sem saber onde buscar ajuda.

 

Se este for o seu caso, pode ficar tranquilo. Separamos algumas dicas simples que vão fazer a diferença na hora de fazer a gestão financeira da sua empresa. Vamos ver agora 4 dicas que vão te economizar tempo e evitar erros na hora de administrar as finanças do seu negócio.

 

1 – Anote cada gasto

Do computador novo para a empresa até o almoço que você pagou com o dinheiro do seu caixa, todo e qualquer gasto deve ser registrado – inclusive com Nota Fiscal para enviar para o seu contador depois.

 

Anotar os gastos não é simplesmente uma questão de organização. É o começo do histórico de contas. Com um histórico em mãos, você pode dividir seus gastos em centros de custos e saber da onde vem as suas maiores dívidas (se é com fornecedores, estoques, salários, etc) e você consegue melhorar a sua gestão financeira.

 

2 – Seu estoque também influencia suas finanças

Ter apego ao estoque ou ter vontade de comprar muitos produtos não é uma boa ideia para quem quer fazer uma boa gestão financeira.

 

Isto porque um dos principais erros dos gestores é a ideia de que ter muitos produtos é sinônimo de muitas vendas. Pior ainda é pensar que comprar em grande quantidade é sempre a melhor opção, pois assim a empresa vai demorar para repor o estoque. 

 

Por estes motivos muitos investem em mercadorias que ficam empacadas no estoque. Esses produtos parados trazem prejuízos silenciosos para empresa como:

  • Ocupar o espaço de produtos que vendem mais;
  • Dívidas com fornecedores;
  • e não trazer o valor investido de volta.

Por isso, faça promoções com os que estão sobrando para poder ter seu capital e comece a investir apenas nos produtos com mais vendas. Desta forma, além de um estoque otimizado, a gestão financeira da sua empresa também agradece. 

 

 

 

3 – Separe contas pessoais e da empresa

O dinheiro de um CNPJ não é de um CPF. 

 

Por mais que você seja o dono da empresa, trabalhe com uma equipe enxuta e acredite que mereça uma bonificação pelo seu esforço ou esteja precisando pagar uma conta, misturar contas pessoais e da empresa coloca o seu negócio em risco.

 

Seja por salário ou pró-labore, o valor que um gestor deve retirar da empresa precisa ser registrado e seguir práticas contábeis.

 

4 – Use a tecnologia a seu favor

Fazer a gestão financeira da sua empresa de cabeça, no caderno e até mesmo usando planilhas é um perigo. Isto porque estes meios abrem margem para erros de contas, perda de informações, dentre outras coisas.

Por isso, usar programas de computadores e aplicativos de celular podem facilitar muito a vida de quem quer ter um melhor controle das finanças do negócio.

 

A TOTAL ERP, por exemplo, te ajuda a fazer gestão financeira da sua empresa de um jeito simples. Com a gente você organiza seu fluxo de caixa, tem relatórios fáceis e economiza seu tempo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa plataforma? Então faça um Teste Grátis e descubra como descomplicar os cuidados com as finanças do seu negócio.

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

(41) 3503-1002

(41) 99870-5558

  • endereço: Avenida Visconde de Guarapuava, 2764, SALA 1001 - Curitiba - PR

  • email: [email protected]